SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Doble abordaje de infecciones por Trypanosoma cruzi y/o Plasmodium spp. aplicado al diagnóstico de la enfermedad de Chagas y exposición vectorial triatomínica en la Amazonia brasileñaReacción cruzada en las pruebas serológicas entre enfermedad de Chagas y leishmaniasis visceral en regiones endémicas para ambas enfermedades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

SANTOS, Daniel Valle Vasconcelos; DINIZ JUNIOR, José Antonio Picanço  y  SANTOS, Marco Antonio Vasconcelos. Detecção de atividade de fosfatase ácida nos hemócitos de Biomphalaria glabrata(Gastropoda: Planorbidae): um estudo em moluscos da Região Amazônica, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2015, vol.6, n.1, pp.45-50. ISSN 2176-6215.

Foram utilizados hemócitos de planorbídeos da espécie Biomphalaria glabrata para a realização de citoquímica para detecção de atividade da fosfatase ácida, usando a técnica de laranja de acridina, com o objetivo de marcação de compartimentos ácidos citoplasmáticos. Essa espécie de caramujo é a mais utilizada para o estudo de interação parasito-hospedeiro devido à maior suscetibilidade em infectar-se pelo Schistosoma mansoni e por ser capaz de grande multiplicação parasitária em seus tecidos, apesar da atividade do seu sistema imunológico. A citoquímica ultraestrutural foi também utilizada para marcação de atividade da fosfatase ácida em inclusões citoplasmáticas limitadas por membrana. Os resultados mostram que o uso de laranja de acridina possibilita a marcação de compartimentos ácidos no interior de granulócitos; entretanto, essa marcação não ocorreu em hialinócitos, o que pode auxiliar na distinção desses dois tipos de células presentes na hemolinfa desse molusco. A citoquímica ultraestrutural possibilitou a visualização de depósitos eletrodensos localizados no interior dos grânulos citoplasmáticos constituídos basicamente por membranas, confirmando a atividade da fosfatase ácida.

Palabras clave : glabrata; Schistosoma mansoni; Hemócitos; Fosfatase Ácida; Citoquímica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )