SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Dupla abordagem de infecções por Trypanosoma cruzi e/ou Plasmodium spp. aplicada ao diagnóstico de doença de Chagas e exposição vetorial triatomínica na Amazônia brasileiraReação cruzada nos testes sorológicos entre doença de Chagas e leishmaniose visceral em regiões endêmicas para ambas as doenças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

SANTOS, Daniel Valle Vasconcelos; DINIZ JUNIOR, José Antonio Picanço  e  SANTOS, Marco Antonio Vasconcelos. Detecção de atividade de fosfatase ácida nos hemócitos de Biomphalaria glabrata(Gastropoda: Planorbidae): um estudo em moluscos da Região Amazônica, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2015, vol.6, n.1, pp.45-50. ISSN 2176-6215.

Foram utilizados hemócitos de planorbídeos da espécie Biomphalaria glabrata para a realização de citoquímica para detecção de atividade da fosfatase ácida, usando a técnica de laranja de acridina, com o objetivo de marcação de compartimentos ácidos citoplasmáticos. Essa espécie de caramujo é a mais utilizada para o estudo de interação parasito-hospedeiro devido à maior suscetibilidade em infectar-se pelo Schistosoma mansoni e por ser capaz de grande multiplicação parasitária em seus tecidos, apesar da atividade do seu sistema imunológico. A citoquímica ultraestrutural foi também utilizada para marcação de atividade da fosfatase ácida em inclusões citoplasmáticas limitadas por membrana. Os resultados mostram que o uso de laranja de acridina possibilita a marcação de compartimentos ácidos no interior de granulócitos; entretanto, essa marcação não ocorreu em hialinócitos, o que pode auxiliar na distinção desses dois tipos de células presentes na hemolinfa desse molusco. A citoquímica ultraestrutural possibilitou a visualização de depósitos eletrodensos localizados no interior dos grânulos citoplasmáticos constituídos basicamente por membranas, confirmando a atividade da fosfatase ácida.

Palavras-chave : glabrata; Schistosoma mansoni; Hemócitos; Fosfatase Ácida; Citoquímica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )