SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Razões do esquecimento: em busca dos vestígios do Syndicato Medico ParaenseComposição nutricional de dieta enteral artesanal a partir de alimentos convencionais do Município de Coari, Estado do Amazonas, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6223versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

ABRACADO, Maria de Fátima Silveira; CUNHA, Maria Heliana Chaves Monteiro da  e  XAVIER, Marília Brasil. Adesão ao tratamento de hanseníase em pacientes com episódios reacionais hansênicos em uma unidade de referência. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2015, vol.6, n.2, pp.23-28. ISSN 2176-6223.

Neste artigo é avaliada a interferência de fatores sociodemográficos e clínicos na adesão ao tratamento de portadores de reação hansênica em uma unidade de referência dermatológica da Região Metropolitana de Belém, Estado do Pará, Brasil, no período de 2005 a 2010. Trata-se de um estudo transversal, de cunho descritivo, em uma amostra de 214 indivíduos em tratamento de reação hansênica. Os resultados mostraram predominância de adultos do sexo masculino com baixa escolaridade, maior incidência da forma clínica dimorfa e tratamento multibacilar. O tipo de reação predominante foi a reação reversa. O maior percentual dos pacientes apresentou de um a três episódios reacionais, acompanhados de neurite. A associação entre fatores sociodemográficos e adesão apontou o sexo masculino com três vezes mais chances de não aderir ao tratamento (p < 0,0110). Não houve associação entre adesão e variáveis clínicas. O índice de adesão ao tratamento foi considerado elevado.

Palavras-chave : Adesão à Medicação; Hanseníase; Efeitos Colaterais; Reações Adversas Relacionadas a Medicamentos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )