SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Micose fungoide hipocromiante em grávidaRetrato epidemiológico da infecção por mansonelose em comunidades ribeirinhas da Amazônia em dois municípios contíguos do rio Solimões, Estado do Amazonas, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6223versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

AIRES, Caio Augusto Martins et al. Biossegurança em transporte de material biológico no âmbito nacional: um guia breve. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2015, vol.6, n.2, pp.73-81. ISSN 2176-6223.

Frequentemente as amostras biológicas precisam ser transportadas a partir do momento de sua coleta até a análise final. Este processo pode ocorrer dentro de uma única instituição ou entre diferentes instituições na mesma cidade, podendo também ser direcionado para outros estados e países. Isto implica, muitas vezes, na utilização de diferentes tipos de transporte (terrestre, fluvial ou aéreo) no envio deste material. Nas etapas podem ocorrer situações de risco, considerando a natureza do material transportado e as possíveis consequências, em caso de acidentes, durante o deslocamento. Neste sentido, este breve guia tem o objetivo de esclarecer acerca dos regulamentos, normas e diretrizes relacionados ao transporte de material biológico no âmbito nacional.

Palavras-chave : Biossegurança; Transporte de Contaminantes; Exposição a Agentes Biológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )