SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Nutritional composition of homemade enteral nutrition from conventional food in the City of Coari, Amazonas State, BrazilPrimary bacterial skin infections: profile of the cases assisted in a dermatology service in the Amazon Region, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

REBIERE, Carolina. Identificação molecular e fenotípica de bactérias de solo rizosférico com tolerância ao fungicida Mancozeb, em Manaus, Estado do Amazonas, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2015, vol.6, n.2, pp.37-43. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232015000200005.

A utilização de fungicidas na agricultura tem se intensificado, causando grande impacto nos solos e na biota em que eles se encontram. A presença desses compostos no solo vem acarretando modificações no comportamento dos microrganismos, que passaram a adquirir estratégias de sobrevivência à presença desses produtos. O Mancozeb é um fungicida do grupo dos carbamatos, cuja ação pelo contato inativa as enzimas essenciais dos fungos. Os objetivos deste trabalho foram: isolar bactérias de solo; caracterizar os isolados com ensaios bioquímicos e ferramentas moleculares; obter o crescimento dos isolados em meio mínimo acrescido do fungicida; e estabelecer uma coleção de bactérias com potencial de biorremediação. As bactérias foram isoladas a partir de técnicas de isolamento em dois meios de cultura diferentes: meio mínimo e meio Bushneel Haas acrescidos de 3,6 gL-1 de Mancozeb. Realizou-se a identificação por meio da caracterização fenotípica, utilizando-se de ensaios bioquímicos para determinar o gênero e identificação molecular pelo emprego do sequenciamento da região 16S, com os iniciadores 1492R, 513F, os quais amplificam 1.000 pares de base. Os 11 isolados de bactérias foram identificados em quatro famílias, quatro gêneros e 11 espécies. A família Bacillaceae foi a mais representativa, com 81,81% dos isolados. Esses ensaios permitiram verificar a tolerância das bactérias isoladas em concentrações superiores às usadas em campo para o controle de pragas. A coleção de microrganismos decorrentes da realização dessa pesquisa poderá servir para estudos futuros envolvendo a biodegradação de xenobióticos.

Keywords : Fungicida Industrial; Microbiologia do Solo; RNA Ribossômico 16S; Técnicas de Tipagem Bacteriana..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )