SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Serumepidemiobgical profile of hepatitis B in riverine localities of the Madeira River, Porto Velho, Rondônia State, BrazilHypopigmented mycosis fungoides in pregnant woman author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

SIQUEIRA, Jones Anderson Monteiro et al. Aplicação de gráficos de controle de séries temporais para modelagem e monitoramento da sazonalidade do norovírus. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2015, vol.6, n.2, pp.61-68. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232015000200008.

INTRODUÇÃO:

Os gráficos de controle de séries temporais são ferramentas que permitem identificar a natureza de certas variações em um processo, sejam elas variações devido a causas comuns, consideradas de pouca importância, ou a causas especiais. O objetivo deste estudo foi aplicar gráficos de controle de séries temporais para analisar a sazonalidade observada em infecções de norovírus, em crianças internadas no período de maio de 2008 a abril de 2011, em um hospital pediátrico na Cidade de Belém, Estado do Pará, Amazônia, Brasil.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Para aplicar os modelos, foi necessário fazer a série estacionária, realizada pela aplicação das primeiras diferenças de taxas de positividade do norovírus. Para construir os gráficos, foi utilizado o teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, a fim de verificar se os dados foram distribuídos corretamente.

RESULTADOS:

Durante os três anos, observou-se a maior prevalência entre setembro e outubro de 2008 (63,6%) e fevereiro de 2010 (62,1%). A série de estudo estava sob controle estatístico, com uma tendência para a estabilidade e nenhuma evidência de sazonalidade. Não foram observados valores periféricos que sugerem claramente que nenhum fator atípico pode prejudicar a estabilidade da série apresentada.

CONCLUSÃO:

Este estudo demonstra a aplicabilidade de gráficos de controle de séries temporais na análise da sazonalidade de diversos patógenos estudados nas ciências biomédicas, sendo a primeira vez que este método estatístico foi aplicado para avaliar a distribuição temporal de norovírus.

Keywords : Séries Temporais; Variação Sazonal; Norovirus; Gastroenterite..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )