SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3Effects of the essential oil of Cymbopogon winterianus against Candida albicans author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

GONCALVES, Maryelle dos Santos et al. Validação da metodologia de ensaio imunoenzimático comercial para diagnóstico de rotavírus visando estudos clínicos no Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2015, vol.6, n.3, pp.13-19. ISSN 2176-6223.

Os rotavírus do grupo A (RV-A) causam doenças diarreicas que acometem principalmente crianças menores de 5 anos de idade. Estima-se que, anualmente, haja 130 milhões de casos de diarreia por RV-A, com 453.000 mortes e 2 milhões de hospitalizações. O ensaio imunoenzimático apresenta elevada sensibilidade e praticidade e, por isso, vem sendo amplamente empregado na rotina laboratorial para detecção de RV-A. Este trabalho objetivou avaliar o desempenho do teste imunoenzimático RIDASCREEN® Rotavirus, frente ao ensaio de referência Premier™ Rotaclone® Rotavirus, analisando-se especificidade, sensibilidade, precisão, interferência, reprodutibilidade e estabilidade do ensaio. Foram utilizadas 40 amostras fecais, coletadas no período de maio de 2008 a maio de 2009, provenientes de unidades de saúde pediátricas em Belém, Estado do Pará, Brasil, com testes realizados na Seção de Virologia do Instituto Evandro Chagas. O resultado apontou 90% (36/40) de concordância entre as duas metodologias, com sensibilidade de 90% (27/30) e especificidade de 100% (10/10). Não houve variação em relação à precisão, interferência, reprodutibilidade e estabilidade do teste de RIDASCREEN® frente ao Rotaclone®. Os resultados obtidos neste estudo indicam que o teste de RIDASCREEN® possui desempenho semelhante ao do "padrão-ouro", podendo ser adotado na rotina laboratorial.

Keywords : Rotavirus; ELISA; Gastrenterites.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )