SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Validação da metodologia de ensaio imunoenzimático comercial para diagnóstico de rotavírus visando estudos clínicos no BrasilInício da vida sexual em adolescentes escolares: um estudo transversal sobre comportamento sexual de risco em Abaetetuba, Estado do Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6223versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

OLIVEIRA, Wylly Araújo de et al. Efeitos do óleo essencial de Cymbopogon winterianus contra Candida albicans. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2015, vol.6, n.3, pp.21-26. ISSN 2176-6223.

Candida spp. são patógenos oportunistas e comensais presentes em praticamente todos os seres humanos. Candida albicans é considerado patogênico para o homem, tornando-se resistente aos antifúngicos, por isso sendo importante na busca de novos antifúngicos. O estudo teve como objetivo investigar o mecanismo de ação do óleo essencial de Cymbopogon winterianus contra C. albicans. Observaram-se alterações morfológicas em C. albicans quando exposto a várias concentrações de óleo pela técnica de microcultura para leveduras, utilizando agar-arroz em câmara úmida. O vazamento celular foi analisado após lise celular, absorvendo compostos a 260 nm; também foi avaliada a ligação do óleo essencial com ergosterol. O óleo essencial de C. winterianus inibiu a formação de pseudohifas e clamidoconídeos em todas as concentrações testadas, causando a lise celular e a concentração inibitória mínima do óleo na presença de ergosterol aumentada até oito vezes, indicando ligação ao ergosterol.

Palavras-chave : Cymbopogon; Antifúngicos; Candida albicans.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )