SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3Piassaba palm extractivism as an associated factor with Chagas disease: seroprevalence and immunological profile in native inhabitants of the Central Amazonia, BrazilTourism risk for schistosomiasis in Porto de Galinhas, Pernambuco State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

BARBOSA, Sheyla Fernanda da Costa et al. Aspectos epidemiológicos dos casos de leucemia e linfomas em jovens e adultos atendidos em hospital de referência para câncer em Belém, Estado do Pará, Amazônia, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2015, vol.6, n.3, pp.43-50. ISSN 2176-6223.

Os linfomas e outras doenças linfoproliferativas representam uma importante parcela dentre as causas de mortalidade populacional por neoplasias malignas no Brasil e no mundo. Este estudo descreveu o perfil epidemiológico dos portadores de doenças linfoproliferativas atendidos em um centro de alta complexidade em oncologia (CACON) em Belém, Estado do Pará. Foi realizada análise de prontuários dos pacientes portadores de doenças linfoproliferativas atendidos no CACON entre 2005 e 2011, maiores de 15 anos de idade, de ambos os sexos e com diagnóstico de doenças linfoproliferativas, como linfoma de Hodking (LH), linfoma não Hodking (LNH) e leucemias linfoides crônicas (LLC) e agudas (LLA). Neste estudo foram avaliados 364 prontuários, dos quais 42% foram casos de LNH, 25% de LH, 17,9% de LLA e 14% de LLC, em pessoas com médias de idades de 49,4; 32,6; 33,8; e 65 anos, respectivamente. Em relação ao domicílio, 56% residiam na área metropolitana de Belém e a agricultura correspondeu à atividade profissional mais citada (19,2%) pelos pacientes. Os resultados obtidos neste estudo demostram que há a necessidade de melhor elucidação no diagnóstico de portadores de doenças linfoproliferativas, a fim de garantir melhor assistência ao paciente oncológico. Além disso, o número de portadores de doenças linfoproliferativas que informaram exercer a agricultura suscita a necessidade de investigação de uma possível exposição ocupacional a agentes cancerígenos.

Keywords : Perfil de Saúde; Neoplasias; Linfoma; Leucemia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )