SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3Canine and human leptospirosis, a possible conjunctival transmission in the Municipality of São Paulo, São Paulo State, BrazilRudimentary cesspits as breeding sites for Aedes aegypti in urban areas of Northern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

OLIVEIRA, Stefan Vilges de et al. Vigilância de ambientes da febre maculosa brasileira e outras riquetsioses: a etapa inicial de uma proposta para a formação de rede. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2015, vol.6, n.3, pp.67-71. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232015000300009.

OBJETIVO:

Relatar o processo da estruturação da rede de vigilância de ambientes da febre maculosa brasileira e outras riquetsioses.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Realização de treinamentos teóricos e práticos abordando métodos de coleta, fixação e transporte de vetores; coleta e contenção de hospedeiros e amplificadores para coleta de sangue e taxonomia dos vetores realizados nas áreas endêmicas da doença no Brasil.

RESULTADOS:

Dez unidades da federação foram qualificadas (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Bahia e Tocantins), sendo capacitados 216 profissionais e as atividades tiveram representantes de 85 municípios e do Distrito Federal, o que representa 11,48% dos municípios que registram casos da febre maculosa brasileira e outras riquetsioses.

CONCLUSÃO:

A uniformização de métodos, estruturação e ordenação estratégica de atividades para a investigação de casos e vigilância de ambiente contribuirá para a oportunidade da suspeição clínica/ epidemiológica e nas ações de prevenção, fatores essenciais para redução da morbimortalidade.

Keywords : Doenças Transmitidas por Carrapatos; Zoonoses; Infecções por Rickettsia; Capacitação em Serviço.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )