SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Leptospirose canina e humana, uma possível transmissão conjuntival no Município de São Paulo, Estado de São Paulo, BrasilFossas negras rudimentares como locais de reprodução do Aedes aegypti em áreas urbanas do Norte do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

OLIVEIRA, Stefan Vilges de et al. Vigilância de ambientes da febre maculosa brasileira e outras riquetsioses: a etapa inicial de uma proposta para a formação de rede. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2015, vol.6, n.3, pp.67-71. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232015000300009.

OBJETIVO:

Relatar o processo da estruturação da rede de vigilância de ambientes da febre maculosa brasileira e outras riquetsioses.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Realização de treinamentos teóricos e práticos abordando métodos de coleta, fixação e transporte de vetores; coleta e contenção de hospedeiros e amplificadores para coleta de sangue e taxonomia dos vetores realizados nas áreas endêmicas da doença no Brasil.

RESULTADOS:

Dez unidades da federação foram qualificadas (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Bahia e Tocantins), sendo capacitados 216 profissionais e as atividades tiveram representantes de 85 municípios e do Distrito Federal, o que representa 11,48% dos municípios que registram casos da febre maculosa brasileira e outras riquetsioses.

CONCLUSÃO:

A uniformização de métodos, estruturação e ordenação estratégica de atividades para a investigação de casos e vigilância de ambiente contribuirá para a oportunidade da suspeição clínica/ epidemiológica e nas ações de prevenção, fatores essenciais para redução da morbimortalidade.

Palavras-chave : Doenças Transmitidas por Carrapatos; Zoonoses; Infecções por Rickettsia; Capacitação em Serviço.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )