SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Vigilância de ambientes da febre maculosa brasileira e outras riquetsioses: a etapa inicial de uma proposta para a formação de redeCitotaxonomia de triatomíneos: a citogenética como ferramenta no estudo do complexo Triatoma brasiliensis e do subcomplexo Brasiliensis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

GIL, Luiz Herman Soares et al. Fossas negras rudimentares como locais de reprodução do Aedes aegypti em áreas urbanas do Norte do Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2015, vol.6, n.3, pp.73-80. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232015000300010.

Fossas negras rudimentares foram avaliadas como potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti em relação a locais de criadouros comuns (CBS). Nos meses de novembro e dezembro de 2009, formas imaturas do inseto foram coletadas em amostras de água em fossas rudimentares assim como em CBS, isto é, objetos que potencialmente acumulam água como pneus usados, vasos de flores e locais de disposição de lixos sólidos. As amostragens foram realizadas em áreas urbanas de dois municípios do Estado de Rondônia na Amazônia Ocidental Brasileira. Os estágios imaturos e adultos de Ae. aegypti foram observados em águas de fossas rudimentares, confirmando-as como novos locais de reprodução para o mosquito nesta região. A proporção de fossas rudimentares com insetos nos estágios de larvas e pupas encontradas nas duas localidades foi como segue: Espigão do Oeste, 50,0% e Jaru, 27,3%. Além disso, o número médio de insetos coletados não diferiu significativamente entre fossas negras e CBS. Estes resultados fornecem subsídios para mudanças nas políticas e estratégias de controle do vetor da dengue no Brasil, levando em conta a infraestrutura de saneamento limitado e as particularidades locais da Região Amazônica. Evidencia-se também a urgência de investimentos e adequação de esforços empreendidos em sistemas de saneamento público nos países em desenvolvimento, como uma medida adicional ao controle deste importante vetor de doenças virais.

Palavras-chave : Bioma Amazônico; Insetos Vetores; Dengue; Oviposição; Esgoto Urbano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )