SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número4El uso de diferentes Taq DNA polimerasas para la detección de Chlamydia trachomatis en muestras cervicalesCandidemia en unidad materno infantil de referencia: aspectos clínico-epidemiológicos y factores de riesgo en prematuros con peso inferior a 1.500 g índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

RODRIGUES, Orlando da Gama  y  CARVALHO, Werther Brunow de. Detecção de metapneumovírus humano em crianças portadoras de infecções respiratórias agudas atendidas em um hospital de urgência e emergência em Belém, Estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2015, vol.6, n.4, pp.25-33. ISSN 2176-6215.

OBJETIVO: Realizar avaliação clínica e detecção de metapneumovírus humano (MPVh) de crianças abaixo de 5 anos de idade, portadoras de infecções respiratórias agudas (IRA), com livre procura ou referenciadas a um hospital de urgência e emergência em Belém, Estado do Pará, Brasil. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo longitudinal prospectivo (março de 2008 a fevereiro de 2009), avaliando 67 amostras de secreções nasofaríngeas de 67 pacientes com IRA - 29,9% com doença limitada ao sistema respiratório superior (DSRS) e 70,1% com doença do sistema respiratório inferior (DSRI) e DSRS - por meio de reação em cadeia mediada pela polimerase precedida de transcrição reversa em tempo real. RESULTADOS: Na coorte de n = 67 crianças investigadas, foram detectados 13 casos (19,4%) positivos para MPVh. Houve maior porcentagem de identificação viral (61,5%) naqueles com DSRS associadas à DSRI, em relação aos com DSRS (38,5%). CONCLUSÃO: Foi observado que o MPVh é um agente etiológico prevalente em 19,4% das crianças com IRA, no entanto, as manifestações clínicas avaliadas não ocorrem exclusivamente em associação com o MPVh.

Palabras clave : Metapneumovirus; Infecções Respiratórias; Saúde da Criança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )