SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número4Detecção de metapneumovírus humano em crianças portadoras de infecções respiratórias agudas atendidas em um hospital de urgência e emergência em Belém, Estado do Pará, BrasilSituação da malária na Região do Baixo Amazonas, Estado do Pará, Brasil, de 2009 a 2013: um enfoque epidemiológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

CHERMONT, Aurimery Gomes et al. Candidemia em unidade materno infantil de referência: aspectos clínico-epidemiológicos e fatores de risco em prematuros com peso inferior a 1.500 g. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2015, vol.6, n.4, pp.35-38. ISSN 2176-6215.

A candidemia é a segunda infecção hospitalar que mais frequentemente piora o curso clínico dos prematuros, possuindo índices de mortalidade variando entre 15 e 59%. Portanto, o presente estudo teve como objetivo identificar aspectos clínico-epidemiológicos e fatores de risco para candidemia em pré-termos com peso ao nascer inferior a 1.500 g. Do total de 231 prontuários, estudou-se 22 de bebês com hemocultura positiva para Candida spp. no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2012. Dos 22 prematuros que desenvolveram infecção, a espécie mais frequente foi Candida parapsilosis, acometendo 12 (54,5%) bebês. O peso ao nascer médio foi de 1.217 g, todos os recém-nascidos necessitaram de cateter venoso central e 21 (95%) de ventilação mecânica. Concluiu-se que ainda é baixa a frequência de candidíase invasiva no hospital estudado, porém com alta mortalidade em neonatos abaixo de 1.500 g que apresentaram como fatores de risco associados: presença de cateter venoso central, uso de ventilação mecânica e nutrição parenteral total.

Palavras-chave : Recém-Nascido de Muito Baixo Peso; Candidemia; Fatores de Risco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )