SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número4Situação da malária na Região do Baixo Amazonas, Estado do Pará, Brasil, de 2009 a 2013: um enfoque epidemiológicoInvestigação sorológica, molecular e anatomopatológica para leptospirose em ovinos (Ovis aries) procedentes de um biotério de criação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

ROCHA, Thiago José Matos; BARBOSA, Ana Clara André; SANTANA, Elizabete Priscila Costa  e  CALHEIROS, Cláudia Maria Lins. Aspectos epidemiológicos dos casos humanos confirmados de leishmaniose tegumentar americana no Estado de Alagoas, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2015, vol.6, n.4, pp.49-54. ISSN 2176-6215.

INTRODUÇÃO: A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é um grave problema de saúde pública em vários países, principalmente no Brasil. OBJETIVO: Evidenciar o perfil epidemiológico dessa doença no Estado de Alagoas entre os anos 2007 a 2013, de modo que sirva de indicador para o redirecionamento das ações do Estado no âmbito da saúde. METODOLOGIA: Este trabalho consistiu em uma pesquisa retrospectiva descritiva com base nos dados notificados e cadastrados no Sistema de Informações de Agravos de Notificações. Este estudo mostrou o número de casos confirmados de LTA em todo o Estado. RESULTADOS: Durante o período do estudo, foram notificados 547 casos, acometendo maior número do sexo masculino na faixa etária de 24 a 39 anos. A forma cutânea obteve maiores números em relação à forma mucosa. CONCLUSÃO: Portanto, pode-se considerar que a LTA é uma doença que persiste em Alagoas, devido a vários fatores que contribuem para sua transmissão.

Palavras-chave : Perfil de Saúde; Leishmaniose Cutânea; Leishmania.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )