SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Linfoma de Hodgkin: aspectos epidemiológicos e subtipos diagnosticados em um hospital de referência no Estado do Pará, BrasilResultados de sorologia para casos de sífilis em campanha de município no norte do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

SILVA, Gesika Maria da et al. Serovigilância para hantavírus em trabalhadores urbanos e rurais no Estado de Pernambuco, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.1, pp.33-38. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232016000100004.

O objetivo do presente estudo foi determinar a prevalência de anticorpos para hantavírus em profissionais responsáveis pela limpeza urbana (coletores de lixo, capinadores e varredores de rua), catadores de material reciclado e trabalhadores rurais no Município de Garanhuns, no Estado de Pernambuco, Brasil. Considerando a escassez de dados sobre hantavírus em Pernambuco, foi realizada uma análise descritiva, transversal, epidemiológica. Foram obtidas 156 amostras de trabalhadores de uma empresa de terceirização de limpeza urbana, catadores de material para reciclagem e trabalhadores rurais. O método ELISA foi utilizado para detecção de anticorpos IgG contra a proteína N do hantavírus Araraquara. A prevalência de anticorpos para hantavírus foi de 1,9% (3/156; CI 0,4% -5,5%). Após a conclusão da titulação, duas amostras de reagentes foram encontradas com títulos de 200 (66,7%) e 400 (33,3%). Todos os indivíduos soropositivos deste estudo eram do sexo masculino e de áreas urbanas. Este foi o primeiro estudo realizado no Município de Garanhuns para relatar a presença de anticorpos IgG para hantavírus em amostras de soro humano. Este resultado identifica a necessidade de uma atenção especial das autoridades de vigilância epidemiológica nas investigações da ocorrência desta doença em áreas não endêmicas.

Palavras-chave : Diagnóstico; Perfil de Saúde; Síndrome Pulmonar por Hantavirus.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )