SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Avaliação da higienização das mãos de manipuladores de alimentos do Município de Ji-Paraná, Estado de Rondônia, BrasilAlta circulação de enterovirus não pólio em crianças hospitalizadas com gastroenterite aguda em Belém, Estado do Pará, Norte do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

MARMITT, Diorge Jônatas; REMPEL, Claudete; GOETTERT, Márcia Inês  e  SILVA, Amanda do Couto e. Análise da produção científica do Curcuma longa L. (açafrão) em três bases de dados após a criação da RENISUS. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.1, pp.71-77. ISSN 2176-6223.

O objetivo desta análise sistemática foi quantificar as publicações que descrevem potencial terapêutico para planta listada na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), Curcuma longa L., geradas entre 2010 e fevereiro de 2013 em três bases de dados científicas: SciELO, Science Direct e Springer. A análise dos 1.139 artigos encontrados nas bases de dados pesquisadas foi realizada inicialmente a partir da leitura do título, observando quais trabalhos mencionavam C. longa ou termos relacionados, como "curcumin", "curcumina", "turmeric", "turmérico", "açafrão" e "saffron". Os artigos elegidos nessa etapa foram analisados por meio da leitura do abstract, tendo sido selecionadas publicações que referiam tratamento terapêutico com a planta. Na última fase da avaliação, os artigos selecionados tiveram seu conteúdo lido na íntegra no intuito de eleger os que comprovavam potencial terapêutico a partir do uso ou aplicação de C. longa. Esta seleção resultou em 107 artigos de interesse, destes, 44 reportavam atividade anticarcinogênica e 11 apontavam atividade antidiabética para C. longa. Os resultados desta análise sistemática fornecem subsídios teóricos para discussões na saúde pública sobre tratamentos alternativos à base de C. longa.

Palavras-chave : Plantas Medicinais; Fitoterapia; Curcuma.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )