SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Epidemiological aspects and distribution of infection cases by Schistosoma mansoni in municipalities in the Alagoas State, BrazilClinical and epidemiological profile of patients with tuberculosis cared at a municipal health center in Belém, Pará State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

ROSA, Raquel Hurtado-La et al. Atrasos na atenção materna e neonatal: avaliação qualitativa de mortes neonatais em estabelecimentos de referências do Ministério da Saúde no Peru. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.2, pp.33-44. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232016000200004.

INTRODUÇÃO:

Para acelerar a diminuição da mortalidade infantil é necessário enfrentar a mortalidade neonatal de maneira efetiva com implementação de intervenções oportunas e apropriadas.

OBJETIVOS: Identificar potenciais atrasos na atenção materna e neonatal por meio de uma avaliação qualitativa de recém-nascidos falecidos no período de julho a dezembro de 2011.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Estudo qualitativo que incluiu 22 entrevistas em profundidade (EEP) a mães de neonatos falecidos no período do estudo, usando entrevista semiestruturada baseada no questionário padrão de autópsia verbal recomendado pela Organização Mundial da Saúde. A entrevista incluiu, ainda, perguntas para identificar atrasos na atenção seguindo o modelo das três demoras: a) na tomada da decisão na procura de atenção; b) na procura de atenção devido ao acesso limitado aos serviços de saúde; e c) na própria atenção nos serviços de saúde.

RESULTADOS:

A maioria dos atrasos foram verificados na atenção e associados a falhas nas principais práticas maternas e neonatais: avaliação do trabalho de parto, atenção no parto, diagnóstico do recém-nascido e manipulação do recém-nascido sadio e com complicações.

CONCLUSÃO:

O estudo identificou atrasos e falhas frequentes na atenção materna e neonatal nos serviços de saúde estudados e que requerem ações corretivas para a redução na mortalidade neonatal.

Keywords : Recém-nascido; Mortalidade Neonatal Precoce; Causas de Morte; Pesquisa Qualitativa; Prevenção e Controle.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )