SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Infecção por micoplasma e efeitos inflamatórios em roedores criados em laboratório para pesquisa experimentalPresença de Mycobacterium leprae em escarro de paciente sintomático respiratório com hanseníase multibacilar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

VIANA, Indyara Cássya Luysa do Amaral et al. Análise microbiológica do tambaqui (Colossoma macropomum) comercializado na feira municipal de Ariquemes, Estado de Rondônia, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.2, pp.67-73. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232016000200008.

O tambaqui (Colossoma macropomum) é um peixe nativo da Região Norte do Brasil, de grande participação na economia do Estado de Rondônia e comumente comercializado nas feiras municipais. Sua avaliação microbiológica é de grande importância, pois faz parte do cardápio da população de forma geral. O pescado é um alimento perecível devido a sua elevada atividade água (aw) e presença de diversas bactérias de deterioração, estando suscetível à contaminação de microrganismos oportunistas e patogênicos, caso as condições higiênico-sanitárias sejam insatisfatórias. O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade microbiológica do tambaqui comercializado na feira municipal de Ariquemes, Estado de Rondônia. Dessa forma, foram coletadas 16 amostras provenientes de quatro boxes e submetidas a análises de quantificação de coliformes totais e Staphylococcus aureus, além da avaliação da presença/ausência de Listeria monocytogenes. Os resultados demonstraram que todas as amostras estavam contaminadas por coliformes totais, enquanto que, em relação ao S. aureus, 37,5% apresentaram índice acima do permitido. Não foi detectada a presença de L. monocytogenes. Conclui-se que as amostras de tambaqui analisadas foram expostas a condições higiênico-sanitárias insatisfatórias.

Palavras-chave : Abastecimento de Alimentos; Qualidade dos Alimentos; Região Norte; Peixes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )