SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Análise microbiológica do tambaqui (Colossoma macropomum) comercializado na feira municipal de Ariquemes, Estado de Rondônia, BrasilEscherichia coli enteropatogênica: uma categoria diarreiogênica versátil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6223versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

LIMA, Luana Nepomuceno Gondim Costa et al. Presença de Mycobacterium leprae em escarro de paciente sintomático respiratório com hanseníase multibacilar. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.2, pp.75-78. ISSN 2176-6223.  http://dx.doi.org/10.5123/S2176-62232016000200009.

Paciente com queixa principal de tosse produtiva crônica com três meses de duração e expectoração de muco purulento, perda de peso, falta de apetite, dispneia, dor na região torácica e cansaço, sendo ainda observados sintomas clínicos de hanseníase, índice baciloscópico da linfa de 4,25 e títulos de IgM anti-PGL-I positivos. Do escarro, pelo método de Ziehl-Neelsen, foram observados bacilos isolados e globias, com ausência de crescimento em Löwenstein-Jensen. Foi demonstrada amplificação do DNA de Mycobacterium leprae nas amostras de escarro e secreção nasal. Assim, ilustramos um caso sintomático de tuberculose e hanseníase, mas somente com hanseníase multibacilar, podendo ter ocorrido disseminação do M. leprae para os pulmões por contiguidade, uma vez que o bacilo é encontrado rotineiramente na nasofaringe.

Palavras-chave : Hanseníase; Escarro; Tuberculose.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )