SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Aproveitamento nutricional e tecnológico dos frutos da castanhola (Terminalia catappa Linn.) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

SILVA, Kelves Williames dos Santos; EVERTON, Nafitalino dos Santos  e  MELO, Mauro André Damasceno de. Aplicação dos índices biológicos Biological Monitoring Working Party e Average Score per Taxon para avaliar a qualidade de água do rio Ouricuri no Município de Capanema, Estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.3, pp.13-22. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232016000300002.

Problemas ambientais relacionados à qualidade da água em ecossistemas continentais têm motivado a realização de estudos que visam à proteção e conservação destes ambientes. O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da água em cinco pontos do rio Ouricuri, localizados dentro e fora da zona urbana do Município de Capanema, Estado do Pará, Brasil, utilizando os índices biológicos Biological Monitoring Working Party (BMWP) e Average Score per Taxon (ASPT). O resultado da avaliação dos índices biológicos identificou um padrão de qualidade de água que se apresentou como duvidosa (P1), crítica (P2, P3 e P4) e muito crítica (P5), poluídas de forma moderada e severa. Os valores de riqueza taxonômica tendem a diminuir à jusante do ponto P2, acompanhados pelo aumento dos níveis de turbidez, matéria orgânica e fósforo total, sendo os dois últimos medidos em nível de substrato. Foram identificados 1.039 indivíduos pertencentes a 14 famílias nos cinco pontos amostrados, sendo os principais grupos identificados como Chironomidae, Oligochaeta e Thiaridae. A mudança na composição da fauna de macroinvertebrados ao longo do rio Ouricuri apresenta-se como resultado da combinação de fatores antrópicos associados ao mesmo, tais como: perda de mata ciliar, erosão de margem, mudança de substrato, fluxo de efluentes domésticos e proliferação de macrófitas.

Palavras-chave : Macroinvertebrados; Bioindicadores; Potabilidade; Conservação..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Espanhol | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )