SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3Nutritional and technological benefits of tropical almond fruits (Terminalia catappa Linn.)Susceptibility profile of uropathogens in pregnant women at a hospital in the southeast of Pará State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

COSTA, Marcos Rogério Menezes da et al. Vírus da varicela-zoster: identificação dos genótipos em casos de varicela e herpes-zoster nos Municípios de Ananindeua, Belém e Marituba, Estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.3, pp.31-41. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232016000300004.

Este é um estudo do tipo transversal, em que o critério clínico para inclusão das amostras foi a suspeita clínica e/ou aparecimento dos sintomas da varicela ou herpes-zoster para identificação dos genótipos do vírus da varicela-zoster (VVZ), por meio das técnicas de reação em cadeia da polimerase (PCR) e sequenciamento, com posterior pesquisa de polimorfismo de nucleotídeo único (SNP). De novembro de 2008 a março de 2012, foram coletadas 93 amostras (85 casos de varicela e oito de herpes-zoster) de swab nasal, oral e de secreção de vesículas rompidas em vários sítios anatômicos (49 de indivíduos do sexo masculino e 44 do feminino). As estirpes Dumas e Oka parental foram incluídas como referência padrão dos genótipos europeu (classe 1 ou 3) e japonês (classe 2), respectivamente. Estirpes com variabilidade no SNP foram classificadas dentro de um grupo de genótipo denominado mosaico (classe 5). As classes 1 ou 3 foram identificadas em 11 amostras do VVZ, nove casos de varicela e dois casos de herpes-zoster, enquanto que duas amostras apresentaram o genótipo de classe 5, ambos casos de varicela. O genótipo classe 1 ou 3 foi encontrado nos Municípios de Ananindeua, Belém e Marituba, Estado do Pará, Brasil, sendo que o genótipo classe 5 apenas em Ananindeua. A PCR foi sensível em 13 amostras de material direto de vesículas, enquanto que em amostras de saliva não se obteve sucesso.

Keywords : Vírus da varicela-zoster; Varicela; Herpes-zoster; Genótipos; Reação em Cadeia da Polimerase; Polimorfismos de Nucleotídeo Único.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese | Spanish     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )