SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número4Seroepidemiología de la infección por Toxoplasma gondii en el Municipio de Novo Repartimento, Estado de Pará, BrasilAlta incidencia de la infección urogenital por Chlamydia trachomatis en mujeres parturientes de Belém, Estado de Pará, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

GONCALVES, Denival de Lira  y  BRASIL, Davi do Socorro Barros. Problemas ambientais e sustentabilidade nas várzeas da Amazônia Tocantina: um estudo no Projeto de Assentamento Agroextrativista São João Batista II, Abaetetuba, Estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.4, pp.89-99. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232016000400011.

Este estudo objetivou identificar e refletir sobre os problemas ambientais existentes nas várzeas da Amazônia Tocantina a partir da perspectiva dos Projetos de Assentamentos Agroextrativistas (PAE), como meio para a redução do abismo entre a apropriação da natureza, a continuidade da utilização dos bens naturais e a conservação ambiental desses projetos. No período de 1 a 30 de outubro de 2015, foi efetuado o estudo de caso com uma população total de 466 famílias residentes no PAE São João Batista II, no Município de Abaetetuba, Estado do Pará. Foram aplicados questionários semiestruturados e entrevistas em profundidade numa abordagem quantitativo-qualitativa, de natureza exploratória, com o intuito de compreender as inter-relações que caracterizam a realidade das populações tradicionais constituintes daquela comunidade, o ambiente do qual é parte integrante e a mitigação dos danos causados nesse ecossistema, além de pesquisa bibliográfica, coleta de dados secundários em instituições de pesquisa e de assistência técnica rural. Os resultados apresentados apontaram a ocorrência de sérios problemas ambientais, visto que o processo de ocupação dessas áreas desencadeou consequências negativas no que concerne à busca do desenvolvimento econômico de forma sustentável e à conservação do meio físico. Acredita-se que políticas públicas de mitigação dos problemas ocasionados pela atuação antrópica e ações direcionadas de Educação Ambiental possibilitarão a formação do cidadão socioambiental e a construção de hábitos, conhecimentos e habilidades, inerentes à compreensão e ao uso dos bens naturais de modo comprometido com a conservação ambiental e a sustentabilidade das várzeas da Amazônia Tocantina.

Palabras clave : Meio Ambiente; Problemas Ambientais; Sustentabilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués     · Español ( pdf ) | Portugués ( pdf )