SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 númeroESPRevendo a trajetória da leishmaniose visceral americana na Amazônia, Brasil: de Evandro Chagas aos dias atuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

SOARES, Manoel do Carmo Pereira  e  NUNES, Heloisa Marceliano. Evandro Chagas e seus hospitais: dirimindo a polêmica acerca do Hospital do Instituto Evandro Chagas em Belém, Estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.esp, pp.11-14. ISSN 2176-6223.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232016000500002.

Este artigo, em meio à importância contextual dos hospitais, tem por objetivo contribuir para o esclarecimento de questões referentes à criação, atuação e desativação do Hospital do Instituto Evandro Chagas em Belém, Estado do Pará, Brasil, durante os anos 40 do século XX. Trata, portanto, de uma situação que remete a reflexões vinculadas à memória do Instituto Evandro Chagas e às perspectivas para a atuação institucional integral, desde os tempos de Instituto de Pathologia Experimental do Norte.

Palavras-chave : História da Medicina; História da Saúde Pública; Medicina Tropical.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )