SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 númeroESPJorge Boshell Manrique (1903-1976) y las enfermedades emergentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

MILES, Michael A.. O papel relevante do Instituto Evandro Chagas na pesquisa em doença de Chagas. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.esp, pp.43-54. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232016000500005.

O artigo é uma homenagem ao papel fundamental que o Instituto Evandro Chagas (IEC) tem desempenhado na pesquisa sobre Trypanosoma cruzi e doença de Chagas, e em agradecimento pelo generoso apoio enquanto o autor esteve no IEC. Fala-se brevemente sobre a doença de Chagas e do trabalho realizado no IEC. Segue-se um relato da descoberta, no Estado da Bahia, Brasil, da notável diversidade genética de T. cruzi. O artigo aborda: as realizações de pesquisa no Instituto sobre ciclos de transmissão e epidemiologia molecular de T. cruzi, incluindo vetores de triatomíneos e hospedeiros de mamíferos na bacia amazônica brasileira; a prova de que o T. cruzi possui uma capacidade de intercâmbio genético; e uma vasta gama de colaborações internacionais incentivada pela plataforma de excelência da pesquisa estabelecida no IEC. A descrição detalhada da pesquisa subsequente sobre a epidemiologia molecular de T. cruzi e a pesquisa paralela sobre Leishmania vai além do escopo deste artigo, mas pode ser encontrada na literatura científica citada. Apesar do sucesso global da iniciativa do Cone Sul para controlar o Triatoma infestans, os desafios permanecem, como a persistente transmissão na região do Gran Chaco. Nota-se um surpreendente progresso na pesquisa sobre genética molecular e genômica comparativa. Na opinião do autor, o IEC tem um papel renovado na pesquisa sobre a doença de Chagas, sujeita a programas internacionais de intercâmbio financiados e a livre troca de reagentes, de modo que os métodos de pesquisa mais recentes possam ser aplicados para obter uma compreensão mais profunda da sobrevivência e comportamento de T. cruzi em seus hospedeiros naturais e espécies de vetores triatomíneos.

Palabras clave : Doença de Chagas; Trypanosoma cruzi; Triatominae; Variação Genética; Biologia Molecular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )