SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 númeroESPHanseníase: considerações sobre o desenvolvimento e contribuição (institucional) de instrumento diagnóstico para vigilância epidemiológicaNested PCR utilizando a gota espessa como fonte do DNA de Plasmodium: uma alternativa para análise de coleções de lâminas de sangue arquivadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

PINTO, Ana Yecê das Neves; MATOS, Haroldo José de  e  RAMOS, Francisco Lúzio de Paula. Setor de Atendimento Médico Unificado: criação, finalidades, contribuição para a vigilância e perspectivas. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.esp, pp.99-106. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232016000500011.

Estamos presenciando uma complexa transição epidemiológica com a emergência de doenças infecciosas até então desconhecidas e a reemergência de doenças tidas como controladas, sendo o envelhecimento e as mudanças climáticas fatores importantes de vulnerabilidade. O Instituto Evandro Chagas, visando fortalecer sua missão de vigilância em saúde, criou o Setor de Atendimento Médico Unificado a partir de uma demanda de pacientes para esclarecimento diagnóstico de síndrome infecciosa com ênfase em febre prolongada. No decurso do seu nono ano de atuação, o Setor contabiliza 34.057 atendimentos, com média anual de 3.700 pacientes. Dessa demanda, extraem-se informações valiosas para a vigilância epidemiológica e para o fortalecimento do conhecimento sobre doenças emergentes. A febre tifoide e a doença de Chagas, duas das principais causas de febre na região, são exemplos marcantes. Nos últimos cinco anos, foram registrados 308 casos de febre tifoide e a média anual de 15 surtos microepidêmicos de doença de Chagas. A identificação dos agravos tem desencadeado investigações em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais de Saúde para o diagnóstico rápido, oportunizando também a geração de evidências científicas potencialmente aplicáveis na atenção e na prevenção. Assim, a criação do serviço de atenção médico-diagnóstica em uma instituição de pesquisa médica visou não apenas fortalecer a pesquisa gerando conhecimento, mas, sobretudo, fortalecer a estratégia de diagnóstico rápido em endemias regionais, além de implementar a pesquisa de aplicação imediata de resultados a populações negligenciadas em sintonia com a resiliência própria do compromisso institucional com a saúde pública.

Palavras-chave : Vigilância Epidemiológica; Surtos de Doenças; Febre Tifoide; Doença de Chagas; Pesquisa Médica Translacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )