SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 númeroESPDiversidade e ecologia de flebotomíneos (Psychodidae: Phlebotominae): focos de leishmaniose cutânea na Amazônia, BrasilDetecção de antígenos de rotavírus no soro de crianças hospitalizadas por gastroenterite aguda em Belém, Estado do Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

MORAIS, Rafaela dos Anjos Pinheiro Bogoevich et al. Surto de toxoplasmose aguda no Município de Ponta de Pedras, Arquipélago do Marajó, Estado do Pará, Brasil: características clínicas, laboratoriais e epidemiológicas. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.esp, pp.143-152. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232016000500016.

Introdução:

Em maio de 2013, o Instituto Evandro Chagas confirmou o diagnóstico de toxoplasmose aguda em cinco indivíduos que apresentaram quadro febril linfadenopático, todos procedentes do Município de Ponta de Pedras, Estado do Pará, onde havia também outros casos similares, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Diante disso, suspeitou-se da ocorrência de um surto de toxoplasmose e, assim, uma investigação foi conduzida para identificar e caracterizar o referido evento.

Objetivo:

Descrever as características clínicas, laboratoriais e epidemiológicas de um surto de toxoplasmose aguda ocorrido no Município de Ponta de Pedras.

Materiais e Métodos:

Um total de 270 indivíduos, sintomáticos ou não, foram submetidos às análises clínica e sorológica pelo ensaio imunoenzimático para detectar IgG e IgM anti-Toxoplasma gondii. Para confirmação dos casos com perfil sugestivo de infecção aguda (IgG+/IgM+), foi determinado o índice de avidez de IgG pelo ensaio imunofluorimétrico. Por meio de questionário padronizado individual, foram obtidas informações sociodemográficas, comportamentais e sobre hábitos alimentares. Foi realizado mapeamento geográfico dos casos identificados, os quais foram analisados conjuntamente com alguns parâmetros epidemiológicos por métodos de geoestatística.

Resultados:

Durante a investigação, foram confirmados 73 casos com perfil clínico e laboratorial compatível com toxoplasmose aguda. Foi observada correlação espacial dos casos apenas com o consumo de suco de açaí, comercializado em três principais pontos de venda do produto, durante o surto.

Conclusão:

Os dados clínicos, laboratoriais e epidemiológicos demonstraram que o surto de doença aguda verificada em Ponta de Pedras foi causado pelo T. gondii. As evidências sugerem que a origem do mesmo foi alimentar, sendo o consumo de suco de açaí, provavelmente contaminado com oocistos do parasito, a fonte de contaminação.

Palavras-chave : Surtos de Doença; Toxoplasma; Toxoplasmose; Vigilância Epidemiológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )