SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issueESPEpidemiological profile and spatial distribution of hantavirus cardiopulmonary syndrome cases in Pará State, Brazil, between 1995 and 2012Antigenic and molecular characterization of viruses isolated from mosquitoes captured in Pará State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

HENRIQUES, Daniele Freitas et al. Infecção persistente pelo vírus Ilheus em hamsters dourados (Mesocricetus auratus). Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.esp, pp.189-198. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232016000500021.

INTRODUÇÃO:

O vírus Ilheus (VILH) é um arbovírus de ocorrência no Brasil, pertencente a família Flaviviridae, gênero Flavivirus, enquadrado clinicamente como encefalitogênico. Estudos de infecções experimentais com alguns flavivírus demonstraram que esses possuem capacidade de causar persistência da infecção.

OBJETIVO:

Investigar a infecção persistente pelo VILH em hamsters dourados (Mesocricetus auratus).

MATERIAIS E MÉTODOS:

Os hamsters foram infectados por via intraperitoneal com VILH (9,6 DL50/0,02 mL), sendo, por um período de até 120 dias pós-inoculação (d.p.i.), anestesiados e sacrificados para coleta de amostras de sangue, urina e tecidos. Títulos virais para o VILH foram quantificados por transcrição reversa seguida de reação em cadeia mediada pela polimerase em tempo real (qRT-PCR) nas amostras biológicas, e as mesmas foram utilizadas para infectar células VERO, com confirmação da replicação viral por imunofluorescência. Níveis de anticorpos totais no soro foram determinados pela técnica inibição da hemaglutinação, as alterações teciduais observadas por meio do exame histopatológico corado por hematoxilina-eosina e detecção de antígenos virais por imuno-histoquímica.

RESULTADOS:

O VILH induziu forte resposta imune, demonstrou ser patogênico para hamsters, causando invasão neuronal, foi isolado em células VERO de vísceras, cérebro, sangue, soro e urina dos hamsters infectados e detectado por qRT-PCR no cérebro, fígado e sangue com 30, seis e 15 d.p.i., respectivamente. As alterações histopatológicas e a expressão de antígenos virais, nas amostras de fígado, rim e pulmão, ocorreram com 30 d.p.i.; e no cérebro, até quatro meses pós-inoculação.

CONCLUSÃO:

Os resultados obtidos mostraram que o VILH é patogênico para hamsters dourados e tem capacidade de causar infecção persistente em hamsters infectados por via periférica.

Keywords : Vírus Ilheus; Flavivirus; Infecção Persistente; Hamsters Dourados.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )