SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 númeroESPCaracterização antigênica e molecular de vírus isolados de mosquitos capturados no Estado do Pará, BrasilCitomegalovírus: epidemiologia baseada em dados de soroprevalência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6223versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

OLIVEIRA, Consuelo Silva de et al. Acompanhamento de gestantes com confirmação laboratorial de infecção pelo vírus Zika na região metropolitana de Belém, Estado do Pará, Brasil: dados preliminares. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.esp, pp.209-211. ISSN 2176-6223.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232016000500023.

O vírus Zika é um arbovírus emergente e, desde a sua confirmação no nordeste do Brasil, em maio de 2015, dispersou-se rapidamente para quase todos os países da América Latina e do Caribe. A maioria das pessoas infectadas com o vírus Zika são assintomáticas; no entanto, em mulheres grávidas, a infecção pode causar graves complicações para o feto. Na investigação de 60 grávidas com exantema e com média de idade gestacional de 20 semanas, houve confirmação laboratorial para o vírus Zika (biologia molecular e/ou sorologia) e, até o momento, sem coinfecção e nenhum registro de alterações ultrassonográficas ou desfechos com microcefalia ou outra malformação.

Palavras-chave : Vírus Zika; Gestantes; Estudos de Cohort; Doenças Exantemáticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )