SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 númeroESPAcompanhamento de gestantes com confirmação laboratorial de infecção pelo vírus Zika na região metropolitana de Belém, Estado do Pará, Brasil: dados preliminaresAs contribuições da epidemiologia social para a pesquisa clínica em doenças infecciosas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

LOBATO-SILVA, Dorotéa de Fátima. Citomegalovírus: epidemiologia baseada em dados de soroprevalência. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.esp, pp.213-219. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232016000500024.

O citomegalovírus humano (HCMV) é um dos principais agentes causadores de diversos agravos mórbidos nos períodos pré e pós-natal. De acordo com os dados soroepidemiológicos, esse agente é altamente prevalente no mundo com diferentes taxas de infecção nos diversos estratos da sociedade e regiões geográficas. A elevada prevalência está principalmente associada a fatores socioeconômicos, aos maus hábitos de higiene, às péssimas condições de saneamento básico e ao nível cultural das populações, sobretudo aquelas procedentes de países em desenvolvimento. Neste artigo são avaliados os fatores que contribuem para manter o perfil soroepidemiológico do HCMV, buscando conhecer os atuais índices de soroprevalência da infecção em grupos de indivíduos de diferentes localizações geográficas, nas diversas faixas etárias.

Palavras-chave : Citomegalovírus; Soroepidemiologia; Transmissão Viral; Fatores de Risco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )