SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issueESPContributions of social epidemiology to clinical research on infectious diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

MOLENTO, Fernando Henrique Brandão  and  VIEIRA, Cid Rômulo de Morhy. O risco na pesquisa de campo em saúde na Amazônia brasileira: mais de um século de desafios (1901-2015). Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.esp, pp.231-244. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232016000500026.

Historicamente, o processo de trabalho das pesquisas de campo em saúde, realizadas em território amazônico brasileiro, integra um contexto de adversidades, riscos e de falta de parametrizações. Descreve-se, nesse cenário, uma expressão distante de um ambiente de trabalho controlado e seguro, costumeiramente oferecido por uma instalação predial de um laboratório de pesquisa. A partir dessa observação, objetivou-se realizar uma revisão narrativa sobre as características da pesquisa de campo em saúde na Amazônia, considerando a identificação do processo de trabalho desenvolvido, os principais riscos existentes e as medidas de controle aplicáveis. Esta revisão foi realizada por meio de levantamento de publicações históricas sobre a pesquisa de agentes infecciosos na Amazônia, a partir do início do século XX, e de publicações disponíveis em bases de dados eletrônicas. Os resultados encontrados possibilitaram delinear o percurso histórico das pesquisas em saúde na Amazônia por meio de um recorte sobre o processo de trabalho e dos riscos existentes; reconhecer as principais atividades no processo de trabalho de campo no ecossistema amazônico; identificar o contexto da exposição ao agente biológico, assim como as características de outros riscos associados; e realizar uma revisão sobre as medidas de controle e mitigação dos riscos aplicáveis ao processo de trabalho das pesquisas de campo em saúde na Amazônia. Apesar das evidências encontradas, entende-se ser necessária a realização de estudos mais específicos para a melhor compreensão do risco nesse processo de trabalho.

Keywords : Riscos Ocupacionais; Exposição a Agentes Biológicos; Ecossistema Amazônico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )