SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 númeroESPLas contribuciones de la epidemiología social para la investigación clínica en enfermedades infecciosas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

MOLENTO, Fernando Henrique Brandão  y  VIEIRA, Cid Rômulo de Morhy. O risco na pesquisa de campo em saúde na Amazônia brasileira: mais de um século de desafios (1901-2015). Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2016, vol.7, n.esp, pp.231-244. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232016000500026.

Historicamente, o processo de trabalho das pesquisas de campo em saúde, realizadas em território amazônico brasileiro, integra um contexto de adversidades, riscos e de falta de parametrizações. Descreve-se, nesse cenário, uma expressão distante de um ambiente de trabalho controlado e seguro, costumeiramente oferecido por uma instalação predial de um laboratório de pesquisa. A partir dessa observação, objetivou-se realizar uma revisão narrativa sobre as características da pesquisa de campo em saúde na Amazônia, considerando a identificação do processo de trabalho desenvolvido, os principais riscos existentes e as medidas de controle aplicáveis. Esta revisão foi realizada por meio de levantamento de publicações históricas sobre a pesquisa de agentes infecciosos na Amazônia, a partir do início do século XX, e de publicações disponíveis em bases de dados eletrônicas. Os resultados encontrados possibilitaram delinear o percurso histórico das pesquisas em saúde na Amazônia por meio de um recorte sobre o processo de trabalho e dos riscos existentes; reconhecer as principais atividades no processo de trabalho de campo no ecossistema amazônico; identificar o contexto da exposição ao agente biológico, assim como as características de outros riscos associados; e realizar uma revisão sobre as medidas de controle e mitigação dos riscos aplicáveis ao processo de trabalho das pesquisas de campo em saúde na Amazônia. Apesar das evidências encontradas, entende-se ser necessária a realização de estudos mais específicos para a melhor compreensão do risco nesse processo de trabalho.

Palabras clave : Riscos Ocupacionais; Exposição a Agentes Biológicos; Ecossistema Amazônico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )