SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Viral hepatitis: epidemiological, clinical aspects and prevention in municipalities of the Parauapebas Microregion, southeastern Pará State, BrazilClinical and epidemiological profile of the elderly undergoing anti-neoplasic chemotherapy attended in a oncology reference hospital of Pará State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6223On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

SILVA, Antônio Carlos Lima e et al. Avaliação do impacto das ações do Programa de Controle da Esquistossomose no controle das geo-helmintoses em São João Evangelista, Minas Gerais, Brasil, entre 1997 e 2013. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2017, vol.8, n.2, pp.37-44. ISSN 2176-6223.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232017000200005.

INTRODUÇÃO:

O Programa de Controle da Esquistossomose (PCE), no Brasil, baseado em inquéritos coproscópicos e tratamento dos infectados, já diminuiu o número de portadores de formas graves e as taxas de mortalidade.

OBJETIVOS:

Testar a hipótese de que os dados do Sistema de Informação do Programa de Controle da Esquistossomose (SISPCE), na esfera municipal, permitem avaliar as prevalências da esquistossomose e geo-helmintoses e também o impacto das ações do PCE no controle dessas parasitoses.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Foram utilizados dados do SISPCE e da Vigilância Epidemiológica do município de São João Evangelista, estado de Minas Gerais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, referentes aos anos de 1997 a 2013. Foram calculadas frequências simples absolutas e percentuais de prevalência das parasitoses, bem como o percentual de cobertura do tratamento. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparação desses dados entre as zonas urbana e rural.

RESULTADOS:

No período do estudo, os percentuais de positividade para esquistossomose variaram de 0,7% a 19,2%; para Ascaris lumbricoides, de 2,1% a 29,2%; e para os ancilostomídeos, de 0% a 52,9%. Não foram encontradas diferenças significativas nas prevalências dessas parasitoses entre as áreas urbana e rural. Dentre as localidades rurais trabalhadas, os dados indicaram a diminuição das prevalências dos helmintos após a disponibilização de água tratada.

CONCLUSÃO:

Os dados apresentados neste estudo mostraram a eficácia do PCE no diagnóstico e no controle não apenas da esquistossomose, mas também para outros helmintos, sugerindo a sua utilização nas ações públicas de controle dessas parasitoses.

Keywords : Esquistossomose; Epidemiologia; Vigilância Epidemiológica; Helmintíase.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )