SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Análise espacial da tuberculose em Belém, estado do Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6223versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

LIMA, Taiza Maschio de; BELOTTI, Naiara Cristina Ule; NARDI, Susilene Maria Tonelli  e  PEDRO, Heloisa da Silveira Paro. Teste rápido molecular GeneXpert MTB/RIF para diagnóstico da tuberculose. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2017, vol.8, n.2, pp.65-76. ISSN 2176-6223.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232017000200008.

INTRODUÇÃO:

Em 2013, no Sistema Único de Saúde, foi implantada uma ferramenta rápida para o diagnóstico da tuberculose (TB), o método GeneXpert MTB/RIF, que detecta a presença do material genético do complexo Mycobacterium tuberculosis e a resistência à rifampicina em uma única reação, fornecendo resultados dentro de 2 h.

OBJETIVO:

Analisar os resultados da utilização do método GeneXpert para o diagnóstico laboratorial da TB.

METODOLOGIA:

Realizou-se uma revisão de literatura sobre o método GeneXpert, com a utilização de manuais e artigos, em diferentes idiomas, das fontes MEDLINE, SciELO, LILACS e Google Acadêmico, na qual foram selecionados 60 artigos.

RESULTADOS:

Dos 49 artigos que relataram o uso de material clínico, 51,0% (N = 25) analisaram amostras provenientes de países considerados prioritários pela Organização Mundial da Saúde. Embora 63,2% (N = 31) dos artigos se reportem a amostras pulmonares, alguns estudos mostraram boa performance do método em amostras extrapulmonares. A sensibilidade do GeneXpert nos estudos analisados variou entre 46,0% e 100,0%. As pesquisas revelaram bom desempenho do método molecular GeneXpert para o diagnóstico da TB. A técnica é considerada simples, com baixos riscos biológicos, com custo equivalente ao de outras técnicas moleculares, e pode ser realizada com treinamento mínimo.

CONCLUSÃO:

Muitos estudos apontaram a rapidez, a boa sensibilidade e a especificidade desse método. O GeneXpert ainda não elimina a necessidade do uso de métodos bacteriológicos tradicionais. Trabalhos futuros poderão esclarecer algumas divergências entre as pesquisas consultadas, principalmente em relação à resistência à rifampicina.

Palavras-chave : Tuberculose; Diagnóstico; Mycobacterium tuberculosis; Biologia Molecular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )