Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista Pan-Amazônica de Saúde
versión impresa ISSN 2176-6223versión On-line ISSN 2176-6223
Resumen
LIRA, Maria Gabriela Sampaio et al. Ocorrência de Schistosoma mansoni no município de São Bento, Baixada Ocidental Maranhense, estado do Maranhão, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2017, vol.8, n.4, pp.45-51. ISSN 2176-6223. http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232017000400009.
OBJETIVO:
Verificar se existe relação entre a positividade para Schistosoma mansoni em moluscos Biomphalaria sp. e em humanos, em bairros do município de São Bento, estado do Maranhão, Brasil, a fim de determinar se a presença de um hospedeiro exerce influência sobre o outro.
MATERIAIS E MÉTODOS:
Moluscos Biomphalaria sp. foram coletados, em 17 bairros do Município, em seus criadouros naturais e analisados em laboratório quanto à eliminação de cercárias. Coletores universais foram entregues aos habitantes residentes em um raio de 50 m, próximo aos criadouros naturais de moluscos, para a aquisição de amostras de fezes humanas, que foram analisadas pelo método de diagnóstico Kato-Katz.
RESULTADOS:
A positividade em humanos, nos bairros Outra Banda, Porto Grande e Matriz, não esteve relacionada com a dos moluscos. Os casos de indivíduos positivos ocorreram em pescadores do sexo masculino.
CONCLUSÃO:
Um criadouro peridomiciliar nem sempre será o responsável pela existência de casos de humanos positivos residentes em sua proximidade, sendo necessário levar em consideração a rotina das pessoas infectadas.
Palabras clave : Biomphalaria; Doenças Parasitárias; Esquistossomose mansoni; Saúde Pública.