SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Inquérito da cobertura vacinal de tríplice bacteriana e tríplice viral e fatores associados à não vacinação em Santa Maria, Distrito Federal, Brasil, 2012Importância das ações de extensão universitária na prevenção de infecções e doenças associadas ao vírus linfotrópico-T humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

ABREU, Marta Gorett Guilhermina de; ANGELIM, Elaine da Silva; MENDONCA, Maria Joaquina do Socorro Ferreira  e  RIBEIRO, Sheyla Mara de Almeida. Avaliação microbiológica de coco (Cocos nucifera) ralado comercializado em feiras livres do município de Belém, estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2018, vol.9, n.1, pp.19-24. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232018000100003.

OBJETIVO:

Realizar a avaliação microbiológica do coco (Cocos nucifera) ralado, in natura, comercializado em três feiras livres do município de Belém, estado do Pará, Brasil.

MATERIAIS E MÉTODOS:

As amostras foram obtidas em dois períodos do dia, totalizando 18 amostras, as quais foram avaliadas pelo método do número mais provável para coliformes totais e termotolerantes e métodos convencionais para pesquisa de Salmonella sp.

RESULTADOS:

Foi detectada a presença de coliformes em todas as amostras; porém, as obtidas no primeiro período foram consideradas dentro dos padrões aceitáveis para consumo, conforme a Resolução RDC nº 12/2001. No segundo período, 100% das amostras obtidas em duas feiras atingiram valores acima do limite aceitável para coliformes termotolerantes, sendo assim consideradas impróprias para consumo. Apenas as amostras de uma das feiras foram consideradas aceitáveis para consumo. A pesquisa para Salmonella sp. foi negativa em todas as análises.

CONCLUSÃO:

Os resultados demonstram a necessidade de intervenção dos órgãos competentes implantando ações que promovam a conscientização de feirantes que comercializam produtos alimentícios sobre as normas de higiene e manipulação de alimentos, evitando com isto prejuízos à saúde da população.

Palavras-chave : Contaminação de Alimentos; Coco Ralado; Coliformes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )