SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Perfil epidemiológico dos casos de hepatite C em um hospital de referência em doenças infectocontagiosas no estado de Goiás, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

FERNANDES, Juliane Fernanda do Nascimento et al. Avaliação do potencial citotóxico e mutagênico/genotóxico do látex de janaúba (Synadenium grantii Hook. f., Euphorbiaceae). Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2018, vol.9, n.1, pp.59-65. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232018000100008.

OBJETIVO:

Avaliar a mutagenicidade/genotoxicidade e citotoxicidade in vivo do látex de janaúba (Synadenium grantii Hook. f., Euphorbiaceae).

MATERIAIS E MÉTODOS:

O látex foi diluído em água destilada e, utilizando o teste de Allium cepa (cebola), foi feita a medição das raízes, verificada a presença de micronúcleos e de aberrações cromossômicas, e calculado o índice mitótico. Foram utilizados os seguintes tratamentos: controle negativo com água destilada; controle positivo com 0,0006 mg/L de sulfato de cobre; e os grupos teste 0,8%, 0,4%, 0,2%, 0,1%, 0,05% e 0,025%, contendo o látex diluído, com 10 repetições cada. A avaliação estatística dos dados foi realizada no programa Graphpad Prism® v5.01 com a análise de variância ANOVA, seguida do teste de Tukey com nível de significância de p < 0,05.

RESULTADOS:

O látex demonstrou ação antiproliferativa citotóxica sobre o ciclo celular das raízes das cebolas, influenciando o processo de divisão celular, pois foi observado um aumento do número de prófase, as quais não progrediram para a próxima fase do ciclo mitótico, indicando atividade citotóxica.

CONCLUSÃO:

O presente estudo evidenciou um efeito mutagênico/genotóxico do látex da planta em células meristemáticas de Allium cepa, pois todos os tratamentos, com exceção da concentração de 0,4%, apresentaram médias elevadas de micronúcleos em comparação com o grupo controle.

Palavras-chave : Testes de Mutagenicidade; Cebolas; Fitoterapia; Índice Mitótico; Testes para Micronúcleos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )