SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Qualidade de vida de idosos submetidos à quimioterapia antineoplásica atendidos em um hospital de referência oncológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

SILVA, Elder Oliveira da  e  PARDAL, Pedro Pereira de Oliveira. Envenenamento por serpente Bothrops no município de Afuá, Ilha de Marajó, estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2018, vol.9, n.3, pp.57-62. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232018000300007.

INTRODUÇÃO:

As serpentes do gênero Bothrops são responsáveis pela maioria dos envenenamentos no estado do Pará e no Brasil, sendo a atividade inflamatória aguda e as alterações de coagulação suas principais manifestações.

OBJETIVO:

Relatar caso grave de envenenamento botrópico, ocorrido no município de Afuá, Ilha de Marajó, Pará, em 2015.

RELATO DO CASO:

Menor de 15 anos de idade, sexo masculino, picado na perna esquerda, enquanto realizava extração de palmito da palmeira Euterpe oleracea (açaizeiro). O paciente deu entrada no hospital 7 h após o envenenamento, referindo dor intensa local, apresentando edema ascendente até a coxa, equimose, sangramento local, náuseas, vômitos, epigastralgia e alteração na cor da urina.

RESULTADOS:

O envenenamento foi classificado como acidente grave e indicado 12 ampolas de soro antibotrópico. Os exames laboratoriais evidenciaram leucocitose, plaquetopenia, alteração de coagulação e presença de hemácias, proteínas, leucócitos e hemoglobina na urina. Com menos de 48 h, normalizou-se a coagulação. Na evolução, surgiram bolhas e necrose local com a presença de secreção purulenta. Foram utilizados metronidazol e cloranfenicol com boa resposta clínica. O paciente recebeu alta hospitalar sem sequelas graves, após nove dias.

CONCLUSÃO:

A descrição serve para dar conhecimento à comunidade científica e aos profissionais de saúde sobre as manifestações clínicas e alterações laboratoriais ocasionadas pelo envenenamento com serpentes do complexo Bothrops, encontradas na Ilha de Marajó.

Palavras-chave : Bothrops; Envenenamento; Mordeduras de Serpentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )