SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4Perfiles de infección del virus Mayaro y del virus Chikungunya en cepas de células de mamíferos y mosquitosAnálisis del Programa de Control de la Tuberculosis en el estado de Pará, Brasil, de 2005 a 2014 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

SANTOS, Anderson Lineu Siqueira dos; PEREIRA, Ivonete Vieira; FERREIRA, Angela Maria Rodrigues  y  PALMEIRA, Iaci Proença. Percepções de portadores de hanseníase sobre as reações hansênicas e o cuidado de si. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2018, vol.9, n.4, pp.37-46. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-62232018000400004.

OBJETIVOS:

Conhecer as percepções do portador de reações hansênicas sobre essas manifestações, analisar as práticas de cuidados de si adotadas pelos portadores das reações hansênicas e discutir a relação entre tais percepções e o cuidado de si como um indicador para o cuidado.

MÉTODOS:

Utilizou-se uma metodologia exploratória descritiva com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 11 participantes em tratamento para reação hansênica. Para as análises textual e lexical do conteúdo das entrevistas, foi utilizado o software IRaMuTeQ, e, posteriormente, o conteúdo foi submetido à análise de conteúdo.

RESULTADOS:

Emergiram três categorias temáticas: as reações hansênicas e suas consequências na percepção de seus portadores; o cuidado de si frente às reações hansênicas; e o indicativo para o cuidado. Quanto às práticas de cuidado de si, essas foram analisadas a partir da ótica de Foucault, onde os participantes demonstram preocupação consigo, superando a falta de conhecimento.

CONCLUSÃO:

As reações hansênicas foram percebidas como modificações físicas, alterando a aparência de todo o corpo, dolorosas e que limitam as atividades cotidianas, além de provocar uma ruptura com os laços sociais. Identificou-se que o cuidado de si engloba ações individuais e coletivas, de autoconhecimento e de conhecimento do contexto, e também de aprendizado de valores e princípios sociais que ajudam a superar os desafios das reações hansênicas.

Palabras clave : Hanseníase; Reações Hansênicas; Autocuidado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués     · Español ( pdf ) | Portugués ( pdf )