SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Pesquisa entomológica das espécies de triatomíneos encontradas na zona rural do município de Caruaru, estado de Pernambuco, Brasil, de 2011 a 2012 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

SHAW, Jeffrey Jon. Abrindo portas: uma revisão dos táxons de Protozoa e Insecta publicados, sob o financiamento da Welcome Trust, no Instituto Evandro Chagas, Belém, Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2019, vol.10, e201900375.  Epub 09-Dez-2019. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223201900375.

A Wellcome Trust e o Instituto Evandro Chagas (IEC) aliaram esforços pela pesquisa durante mais de 40 anos, e muitas publicações foram feitas sobre as contribuições científicas resultantes dessa parceria. O objetivo deste artigo histórico é listar as novas espécies de Protozoa e Insecta que foram nomeadas durante a presença do financiamento da Wellcome Trust no IEC, e mencionar resumidamente como a descoberta das mesmas influenciou futuras pesquisas e mostrar como se relacionam com as atuais tendências nas diferentes áreas. O resultado foram 119 novas espécies nomeadas juntamente com seus autores e hospedeiros e cinco que foram transferidas (comb. nov.); Ralph Lainson foi autor/coautor de 108, Jeffrey Shaw, de 60, Lainson e Shaw, de 56, e outros autores colegas, de sete. A maioria das espécies foram descobertas no Brasil. A descrição dessas novas espécies proporcionou uma compreensão mais clara dos grupos taxonômicos aos quais elas pertencem e como algumas são transmitidas ao homem com suas patologias e tratamentos resultantes. E muitas portas científicas foram abertas, mostrando a variedade de parasitas protozoários nos vertebrados da Amazônia.

Palavras-chave : Protozoa; Parasitos; Insecta; Interações Hospedeiro-Parasita; Taxonomia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )