SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Presença de clones de hemoglobinúria paroxística noturna em portadores de leucemia aguda do estado do Pará, Amazônia, BrasilMedicar e não intoxicar: ocorrências agudas por anti-histamínico em crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

FAROOQ, Muhammad Umar; RAFIQUE, Muhammad Zahid  e  SHAH, Muhammad Abdul Rehman. Efeitos da escolaridade das mães e dos mecanismos intervenientes no déficit de crescimento de crianças de áreas rurais e urbanas: evidências do Paquistão. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2019, vol.10, e201900044.  Epub 20-Nov-2019. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223201900044.

OBJETIVOS:

Estimar o impacto da escolaridade das mães na desnutrição crônica de crianças de áreas rurais e urbanas do Paquistão.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Dados relacionados à educação materna, como sociodemográficos e comportamentais, foram extraídos da Pesquisa Demográfica e de Saúde do Paquistão 2012-13. Dados sobre crianças de 0 a 59 meses de idade, cuja altura e peso foram medidos durante a pesquisa, foram selecionados para análise empírica. Análises com o modelo de regressão logística binária foram usadas para determinar o efeito da escolarização da mãe sobre o déficit de crescimento de crianças, após o controle de outros fatores ligados à sua escolaridade.

RESULTADOS:

Os resultados empíricos mostraram que as mães urbanas com ensino fundamental e médio/superior têm menor probabilidade de terem filhos com déficit de crescimento do que as mães rurais em relação às mães analfabetas; as mães analfabetas têm maior probabilidade de terem filhos com déficit de crescimento. Homens chefes de família e baixa renda familiar têm maior relação com o déficit de crescimento em ambos os locais. Entre as variáveis explicativas, escolaridade materna, atitude em busca da saúde, nível socioeconômico, empoderamento e peso da criança são preditores significativos de déficit de crescimento em áreas urbanas e rurais do Paquistão.

CONCLUSÃO:

A educação feminina, juntamente com outras variáveis (nível socioeconômico, empoderamento e busca por atendimento de saúde), tem reduzido a desnutrição crônica e sido uma garantia de um melhor padrão de vida; ainda assim, intervenções direcionadas são importantes para mães com baixo nível educacional, demandando investimentos na educação feminina.

Palavras-chave : Transtornos de Crescimento; Empoderamento; Regressão Logística Binária; Paquistão.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )