SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Hepatitis C en la década de 1980: rescate de casos de las antiguas hepatitis "no A y no B" de un servicio de hepatología en la Amazonía, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versión impresa ISSN 2176-6215versión On-line ISSN 2176-6223

Resumen

MORAES, Lana Janine Rodrigues; ANDRADE, Lucileia da Silva; FARIAS, Carmina Burana Pereira  y  PINTO, Laine Celestino. Prevalência de anemia associada a parasitoses intestinais no território brasileiro: uma revisão sistemática. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2019, vol.10, e201900098.  Epub 13-Ene-2020. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223201900098.

OBJETIVOS:

Estimar a prevalência de anemia associada a parasitoses intestinais, assim como identificar os parasitos mais frequentes, a faixa etária mais acometida e os fatores relacionados ao desenvolvimento.

MÉTODOS:

Trata-se de uma revisão sistemática descritiva, com base no modelo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), incluindo artigos publicados entre 2014 e 2018, nos idiomas inglês e português, a partir da busca nas bases de dados Google Acadêmico, PubMed (National Library of Medicine) e Biblioteca Virtual em Saúde Brasil, utilizando a combinação dos descritores "prevalência de anemia associada a parasitoses, Brasil". Após análises independentes de três revisoras, foram excluídos artigos de revisão, artigos experimentais com animais, casos clínicos, artigos pagos, artigos duplicados nos bancos, estudos relacionando anemia com outras doenças, descrevendo a presença apenas de anemias ou de parasitoses.

RESULTADOS:

Foram encontrados 1.697 artigos nas bases de dados, dos quais 10 foram selecionados e demonstraram associação média de anemia e parasitoses intestinais de 11,4% na Região Sul, 13,1% na Região Nordeste e 3,5% na Região Centro-Oeste; na Região Norte, não foi realizada associação estatística. Dentre os parasitos mais frequentes, destacaram-se: Entamoeba coli, Giardia lamblia e Endolimax nana. A maioria dos estudos foi realizada em crianças e adolescentes de até 14 anos de idade.

CONCLUSÃO:

Os achados deste estudo mostraram que a prevalência de anemia associada a parasitoses, no Brasil, é significativa quando há maior frequência de parasitos patogênicos na população estudada, reforçando a necessidade de realização de estudos amplos de prevalência.

Palabras clave : Epidemiologia; Anemia; Enteropatias Parasitárias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués     · Español ( pdf ) | Portugués ( pdf )