SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 númeroESPUso do Sapajus apella na padronização de modelo experimental para Schistosoma mansoni em primatas neotropicaisAnálise do treinamento por reforçamento positivo para habituação de Sapajus apella em aparato experimental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

LEAL, Leon Claudio Pinheiro et al. Investigação da lateralidade em termos de preferência e dominância manual em primatas Sapajus apella. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2021, vol.12, n.esp, e202100160.  Epub 07-Jul-2021. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202100160.

OBJETIVO:

Quantificar a variabilidade individual na lateralidade de primatas Sapajus apella, a fim de determinar a ocorrência de preferência e/ou dominância manual por meio de dois testes motores.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Sete macacos machos adultos foram submetidos a sessões de habituação aos experimentadores e aparatos experimentais, seguidos de 20 sessões dos testes motores staircase e tabuleiro de Brinkman, que permitem medir as habilidades de alcance e pegada e a precisão dos movimentos em pinça. Parâmetros, como latência de retirada da primeira recompensa, uso de mão trocada, tempo para a retirada de todas as recompensas e perda da recompensa, foram coletados para cada mão individualmente. Análises da sequência de retirada das recompensas no tabuleiro de Brinkman foram realizadas para observação de estabelecimento de padrões motores.

RESULTADOS:

Foram observadas diferenças significativas entre os dados obtidos para as mãos direita e esquerda para todos os animais, com variações importantes na apresentação de preferência e dominância manuais, bem como alterações no padrão motor de realização do teste com indicativos de aprendizado induzido pelo mesmo.

CONCLUSÃO:

Os macacos apresentaram preferência manual na realização de tarefas motoras, com maior prevalência de preferência pelo lado direito, não havendo necessária correspondência entre preferência e dominância manual para cada animal.

Palavras-chave : Primatas; Lateralidade; Preferência Manual; Dominância Manual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )