SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 númeroESPInvestigação da lateralidade em termos de preferência e dominância manual em primatas Sapajus apellaLesões jejunais em saguis cativos afetadas pela doença do emagrecimento progressivo crônico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

REIS, Rafaela Martins et al. Análise do treinamento por reforçamento positivo para habituação de Sapajus apella em aparato experimental. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2021, vol.12, n.esp, e202100156.  Epub 07-Jul-2021. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202100156.

OBJETIVO:

Determinar o padrão de aprendizagem e as diferenças inter e intraindividuais observadas em treinamento para entrada voluntária e posicionamento de macacos Sapajus apella em aparato experimental (cadeira para primatas), bem como quantificar o tempo necessário para a obtenção dos resultados esperados.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Participaram da pesquisa três macacos machos que foram submetidos a um período de dois meses de habituação aos experimentadores, seguido de sessões diárias de 20 min de treinamento por condicionamento operante, com o emprego das técnicas de clicker e reforçamento positivo por meio de recompensas comestíveis, pelo período de quatro meses. As sessões foram gravadas para posterior análise de parâmetros temporais e de frequência de apresentação dos comportamentos desejados.

RESULTADOS:

Análises interindividuais revelaram diferenças significativas na comparação dos escores obtidos para cada animal nas latências e frequências de apresentação dos comportamentos desejados. Análises intraindividuais comparando diferentes janelas temporais ao longo do período de treinamento revelaram diferenças significativas de desempenho dos animais nos diferentes períodos, refletidos nas curvas de aprendizado individuais que demonstraram alcance de platô para diferentes parâmetros comportamentais para cada animal.

CONCLUSÃO:

O reforço positivo se mostrou eficaz no treinamento para posicionamento na cadeira para primatas. Possivelmente, fatores individuais influenciaram de forma significativa os padrões de aprendizagem. A aplicação de técnicas de reforçamento positivo influencia positivamente a relação humano-primata e o bem-estar desses animais experimentais, apesar da necessidade de disposição de tempo para o alcance dos padrões comportamentais desejados, constituindo assim uma importante técnica de refinamento e manejo de primatas.

Palavras-chave : Primatas; Bem-Estar do Animal; Comportamento Animal; Experimentação Animal; Reforço Positivo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )