SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 númeroESPAnálise do treinamento por reforçamento positivo para habituação de Sapajus apella em aparato experimentalSapajus apella como modelo para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para a doença de Parkinson índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

PEREIRA, Washington Luiz Assunção et al. Lesões jejunais em saguis cativos afetadas pela doença do emagrecimento progressivo crônico. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2021, vol.12, n.esp, e202100198.  Epub 07-Jul-2021. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202100198.

INTRODUÇÃO:

A síndrome do emagrecimento progressivo afeta a família Callitrichidae criada em cativeiro, caracterizada por emagrecimento progressivo e enfraquecimento muscular, tendo sido uma das principais causas de morte em primatas desse gênero.

OBJETIVO:

Avaliar a existência de alterações histopatológicas e ultraestruturais do jejuno dos primatas que apresentavam história clínica da síndrome do emagrecimento progressivo em relação aos animais saudáveis.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Foram realizadas biópsias jejunais em sete saguis: cinco deles, dois Callithrix jacchus e três Callithrix penicillata, afetados por sinais clínicos de perda progressiva de peso e fraqueza muscular; e dois animais saudáveis, um de cada espécie citada, usados como animais controle.

RESULTADOS:

Animais com histórico clínico de perda progressiva de peso apresentaram atrofia das vilosidades do jejuno com superfície achatada; além disso, as células caliciformes eram escassas e pouco funcionais comparadas às dos animais controle. CONCLUSÃO: Essas mudanças podem causar má absorção de nutrientes e promover a perda progressiva de peso de calitriquídeos.

Palavras-chave : Callithrix; Mucosa Intestinal; Doenças Intestinais; Síndrome da Má Absorção..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )