SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 númeroESPLesões jejunais em saguis cativos afetadas pela doença do emagrecimento progressivo crônicoUso de modelos de primatas neotropicais para pesquisa em malária: um histórico dos 25 anos de colaboração entre o Laboratório de Pesquisa em Malária (IOC, Fiocruz) e o Centro Nacional de Primatas (IEC, SVS) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

MUNIZ, José Augusto Carneiro Pereira; LEAL, Leon Claudio Pinheiro; BAHIA, Carlomagno Pacheco  e  KREJCOVA, Lane Viana. Sapajus apella como modelo para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para a doença de Parkinson. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2021, vol.12, n.esp, e202100514.  Epub 07-Jul-2021. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202100514.

A doença de Parkinson (DP) é um dos desafios de pesquisa mais importantes da atualidade. Nas últimas cinco décadas, não foram observadas mudanças significativas na elucidação da fisiopatologia e no cenário terapêutico da DP, e o desenvolvimento de possíveis estratégias para interromper, reverter ou curar a doença parecem estar em um horizonte distante. Historicamente, os avanços mais relevantes na terapêutica para DP foram alcançados usando modelos primatas não humanos (PNH). Estes são considerados modelos de valor inestimável para estudos de novas estratégias terapêuticas, devido à sua validade indiscutível para avaliar a eficácia, confiabilidade e segurança para uso humano. No entanto, a escolha da espécie de PNH pode afetar os resultados da pesquisa e deve ser avaliada levando em consideração o balanço entre conveniência, custos, relevância científica e previsibilidade clínica. Sapajus apella é uma espécie de macaco do Novo Mundo com características proeminentes como modelo para pesquisas sobre o cérebro e o comportamento relacionados à condição humana, especialmente às características complexas que são clinicamente relevantes na DP. Entre os primatas do Novo Mundo, os macacos Sapajus apella se assemelham mais aos humanos em vários aspectos relevantes para investigações em DP do que outras espécies mais comumente usadas para tais fins. Este artigo discute a relevância dos macacos Sapajus apella como modelo para estudar e desenvolver novas abordagens terapêuticas para DP baseadas em características filogenéticas, coeficiente de telencefalização, estruturas e vias anatômicas, características genéticas, respostas imunológicas, habilidades cognitivas e repertórios comportamentais.

Palavras-chave : Doença de Parkinson; Primatas; Cebus; Sapajus apella; Terapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )