SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 númeroESPSapajus apella como modelo para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para a doença de Parkinson índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

PRATT-RICCIO, Lilian Rose et al. Uso de modelos de primatas neotropicais para pesquisa em malária: um histórico dos 25 anos de colaboração entre o Laboratório de Pesquisa em Malária (IOC, Fiocruz) e o Centro Nacional de Primatas (IEC, SVS). Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2021, vol.12, n.esp, e202100462.  Epub 07-Jul-2021. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202100462.

A malária continua sendo um dos principais problemas globais de saúde pública, sendo responsável pela morte de 409.000 pessoas anualmente, principalmente devido à infecção por Plasmodium falciparum. Assim, o desenvolvimento de uma vacina tem sido uma das prioridades de pesquisa para o enfrentamento desse problema. Não existe vacina licenciada contra a malária e, embora mais de 30 antígenos tenham sido identificados como candidatos vacinais, nenhum deles gerou uma perspectiva sólida de que uma vacina possa estar disponível nos próximos anos. Torna-se fundamental a pesquisa de candidatos vacinais mais imunogênicos, eficazes e seguros. Os primatas neotropicais dos gêneros Saimiri e Aotus são os modelos recomendados para estudos experimentais em malária, visto que podem ser infectados por plasmódios humanos. O Laboratório de Pesquisa em Malária (LabMal) da Fundação Oswaldo Cruz estuda os mecanismos de defesa e doença na malária e utiliza os modelos Saimiri e Aotus para a avaliação pré-clínica de antígenos candidatos à vacina e estudos de mecanismos de aquisição de imunidade e fisiopatogenia da malária. Para a realização dos estudos, o LabMal estabeleceu uma parceria com o Centro Nacional de Primatas (CENP) do Instituto Evandro Chagas, que resultou na ampliação das colônias de Saimiri sciureus, colocando o CENP entre as raras instituições no mundo que dispõem desse recurso para pesquisa. O presente trabalho é um retrospecto dos resultados obtidos durante 25 anos de parceria entre o LabMal e o CENP na utilização de primatas Saimiri e Aotus como modelos de estudo para pesquisa e desenvolvimento de uma vacina antimalárica.

Palavras-chave : Malária; Plasmodium falciparum; Modelos Animais; Experimentação animal; Saimiri; Aotus..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )