SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Antonio Gonçalves Peryassú e o estudo dos mosquitos para sanear o Brasil: uma resenha biográficaAnálise do Programa de Controle da Esquistossomose na redução dos indicadores epidemiológicos da doença no Brasil, de 1995 a 2017 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

MOREIRA, Beatriz Modesta; CARVALHO, Kássia Larissa Pinto; SANTOS, Danylo Duran Silva  e  PINTO, Laine Celestino. Análise bacteriológica de aparelhos celulares em um serviço público de saúde em Belém, estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2022, vol.13, e202200894.  Epub 21-Jan-2022. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202200894.

OBJETIVOS:

Realizar a análise bacteriológica de aparelhos celulares da equipe multiprofissional de uma Unidade Municipal de Saúde de Belém, Pará, Brasil; estabelecer o perfil de sensibilidade das espécies encontradas; e avaliar as medidas de higienização adotadas e o nível de conhecimento sobre contaminação microbiana.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Trata-se de um estudo analítico transversal, no qual foram aplicados questionários e coletadas amostras das superfícies e capas dos aparelhos celulares. As amostras foram semeadas nos meios ágar sangue e MacConkey, e a identificação bacteriana ocorreu pela aplicação de provas específicas. Foi realizado o teste de sensibilidade antimicrobiana pelo método de difusão de discos.

RESULTADOS:

Participaram do estudo 38 profissionais. Foram detectadas bactérias em 94,7% dos celulares, predominando espécies Gram-positivas (82,2%) e, dentre essas, 89,1% mostraram-se resistentes à penicilina G. A espécie mais prevalente foi Staphylococcus aureus (51,1%). A maioria dos investigados relatou fazer uso do celular em todos os lugares (97,4%) e durante o atendimento (78,9%), 76,3% compartilhavam com outras pessoas, 68,4% realizavam a lavagem das mãos antes ou após utilizá-lo e antes do atendimento aos pacientes (92,1%) e 39,4% faziam a limpeza mais de uma vez na semana com álcool 70% (57,9%). Além disso, a maioria apresentou um nível de conhecimento satisfatório sobre a contaminação microbiana dos telefones móveis; no entanto, as amostras estavam significativamente contaminadas.

CONCLUSÃO:

Ressalta-se a importância da adoção de medidas corretas de higienização pessoal e dos dispositivos, de modo a reduzir a propagação de bactérias entre os profissionais e os pacientes.

Palavras-chave : Telefone Celular; Pessoal de Saúde; Análise Bacteriológica; Antibiograma; Lavagem de Mãos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )