SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Doenças fúngicas sistêmicas em pacientes internados em um hospital público de referência em Belém, estado do Pará, Amazônia brasileiraAtividade antimicrobiana, in vitro, de desinfetantes de superfície sobre fungos e bactérias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Pan-Amazônica de Saúde

versão impressa ISSN 2176-6215versão On-line ISSN 2176-6223

Resumo

ALVES, Natália Guedes et al. Soroprevalência e fatores de risco das hepatites A, B e C em uma unidade de referência de doenças infecciosas e parasitárias especiais, em Belém, estado do Pará, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2022, vol.13, e202200942.  Epub 04-Jul-2022. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202200942.

OBJETIVOS:

Analisar a soroprevalência das infecções pelos vírus das hepatites A (VHA), B (VHB) e C (VHC) e avaliar a situação vacinal para o VHB de indivíduos atendidos na Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais, em Belém, estado do Pará, Brasil.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Foram coletados dados epidemiológicos dos participantes relacionados às hepatites virais, por meio de questionário semiestruturado, e amostras de sangue para análise dos marcadores sorológicos anti-VHA total e IgM, HBsAg, anti-HBs, anti-HBc total e anti-VHC e testes de biologia molecular nas amostras anti-VHC reagente ou inconclusiva.

RESULTADOS:

Entre as 299 amostras testadas, obteve-se prevalência de anti-VHA total de 64,9%, sendo 42,6% do sexo feminino e 57,4% do masculino. Não foi detectada amostra reagente para anti-VHA IgM. O HBsAg foi reagente em 1,7%, enquanto o anti-HBs/anti-HBc em 5,0%, o anti-HBc isolado em 2,0% e o anti-HBs isolado em 32,4%. Quanto ao VHC, 0,7% das amostras apresentaram anti-VHC reagente. Quanto aos fatores de risco, história de cirurgia prévia (63,9%) foi o mais prevalente.

CONCLUSÃO:

Observou-se alta prevalência para VHA e baixa soroprevalência de infecção pelo VHB. Porém, detectou-se alta porcentagem de pacientes susceptíveis à infecção pelo VHB, contrastando com o fato de existir vacina para a prevenção contra o vírus disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Em relação ao VHC, houve baixa soroprevalência do anti-VHC. É importante que haja intensificação nas campanhas de vacinação contra esses vírus e de conscientização e promoção à saúde com ênfase em bons hábitos de higiene pessoal e alimentar.

Palavras-chave : Hepatite A; Hepatite B; Hepatite C; Soroprevalência..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )