SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14First description of a whole genome of Bavovirus at the Amazonian Region, detected in a commercial chicken farm from Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Pan-Amazônica de Saúde

Print version ISSN 2176-6215On-line version ISSN 2176-6223

Abstract

LIMA, Dayane Pereira de; MENDES, Gabriella da Silva  and  SANTOS, Norma. Isolamento, tipagem e suscetibilidade ao aciclovir de herpesvírus humanos 1 e 2 detectados no Rio de Janeiro, Brasil. Rev Pan-Amaz Saude [online]. 2023, vol.14, e202301253.  Epub Mar 15, 2023. ISSN 2176-6215.  http://dx.doi.org/10.5123/s2176-6223202301253.

OBJETIVOS:

Isolar e identificar cepas de herpesvírus humano (HHV) circulantes em indivíduos saudáveis no Rio de Janeiro, Brasil, e caracterizar sua suscetibilidade ao aciclovir (ACV).

MATERIAIS E MÉTODOS:

Quinze swabs de lesões cutâneas ou mucosas foram utilizados para inocular células Vero para propagação viral. As espécies dos isolados foram identificadas pela amplificação e sequenciamento de uma porção da região conservada do gene da DNA polimerase do herpesvírus. A suscetibilidade ao ACV foi determinada usando ensaios de dose-resposta.

RESULTADOS:

Cepas de HHV foram isoladas de todas as 15 amostras. Dez isolados pertenciam à espécie HHV-1 e cinco, à espécie HHV-2. Os ensaios de suscetibilidade mostraram que 13 isolados foram sensíveis ao ACV, um apresentou resistência intermediária e um foi resistente.

CONCLUSÃO:

Os resultados apresentados neste estudo demonstram a circulação do HHV-1 e HHV-2 em indivíduos saudáveis no Rio de Janeiro, incluindo cepas resistentes ao ACV, e destacam a necessidade de vigilância contínua diante do surgimento de cepas resistentes do HHV aos medicamentos antivirais usados no tratamento dessas infecções.

Keywords : Herpesvírus Humano 1; Herpesvírus Humano 2; Aciclovir; Farmacorresistência Viral.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )